Table of Contents
ToggleUm logo para escritório de advocacia precisa comunicar tudo o que a marca deseja transmitir – mas como fazer isso da forma certa? Nosso time de criação explica!
O processo de criação de um logo para escritório de advocacia é complexo, sem dúvida alguma. Criar um símbolo que represente os ideais de uma marca nunca é uma tarefa fácil – requer estudo, compreensão, técnica e visão, além de tecnologia de ponta, é claro.
Tudo isso é só a ponta do iceberg quando o assunto é criar um logo para nossos clientes. Nosso time de criação conta com profissionais especialistas em transmitir mensagens através de símbolos, imagens e frases que conectam pessoas a ideias e negócios – essa é a nossa missão!
Mas, como funciona o processo de criação de fato, e o que você precisa fazer para que o seu logo consiga captar a atenção dos seus clientes, respeitar as normas da OAB e comunicar seus objetivos ao mesmo tempo?
Ufa, que tarefa complicada!
Hoje é disso que falaremos, e logo você saberá como é criado um logo para escritório de advocacia!
Entendendo o que o escritório representa e escolhendo as cores
Estudar a história da firma de advocacia é o primeiro passo. Precisamos entender o que é o escritório, como ele foi formado, o que passou em toda a sua existência e o que deseja para o futuro. É claro, estamos falando de um escritório de advocacia e dos seus aspectos, mas isso não é tudo.
As pessoas não contratam apenas escritórios de advocacia, elas procuram advogados. E é nesse ponto que mais pensamos – em como representar as pessoas através de um logo. Bom, você já sabe: na advocacia, é preciso utilizar o nome de pelo menos um dos sócios do escritório! Então, nada de abusar da criatividade com nomes fantasia.
O estudo busca se aprofundar nas pessoas, tanto os advogados quanto o público-alvo, afinal, não basta ser do gosto do advogado que contrata, também é preciso gerar identificação com quem procura pelo escritório!
As cores também devem ser bem selecionadas, pois a sobriedade da advocacia precisa ser respeitada, mas não significa que todos os escritórios precisam ter uma cor morta demais, que não chame a atenção de quem vê.
E por falar em cores, a escolha delas depende muito de detalhes como:
- Os sócios, suas personalidades, histórias e detalhes;
- O escritório, sua missão, visão e valores;
- O público-alvo principal do escritório.
Tudo isso caminhando lado a lado com a sobriedade da advocacia e com todos os detalhes que já citamos acima, que acontecem durante o processo de criação.
Tipografia
A tipografia é tão importante quanto as cores. Escritórios de advocacia precisam trabalhar com seriedade e demonstrar isso em todos os seus aspectos, tanto fisicamente quanto digitalmente. Ainda assim, os olhos mais desatentos podem até pensar que a maioria das fontes serifadas* é igual, mas a verdade é que existem milhares de fontes serifadas por aí, prontas para serem utilizadas.
*A serifa das fontes serifadas é aquele pequeno traço, prolongamento ou curva que as letras possuem, como na fonte Times New Roman, por exemplo. Fontes com essa característica são muito utilizadas na advocacia.
Se você desejar, não precisa optar por fontes serifadas, pode utilizar estilos mais modernos, se for algo que represente o seu escritório de advocacia. Ao contrário do que se pensa, fontes mais modernas não tiram a ideia de que a firma é tradicional. Pelo contrário, pode unir a tradição e a inovação em um único conceito – algo absolutamente genial quando o assunto é diferenciação.
Ícone
O ícone é o que completa um logotipo ou logo para escritório de advocacia. É o símbolo que é atrelado ao nome da firma e completa a marca. Na advocacia, temos uma série de símbolos à disposição do processo de criação, como:
- Balança da Justiça;
- Formas que complementam e estilizam letras;
- Pilares;
- Brasões e escudos;
- Animais;
- Têmis, a deusa da justiça.
Entre vários outros.
Encontrando o equilíbrio perfeito
Criar um logo para escritório de advocacia não é uma tarefa fácil! É preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre formas, cores e fontes que correspondam àquilo que o escritório de advocacia deseja transmitir, além de gerar identificação com o público-alvo. É algo que somente especialistas no desenvolvimento de uma marca (branding) devem fazer e que requer tempo e acompanhamento de todas as partes interessadas para que realmente dê certo e faça a diferença para seu escritório.
Se você quer ter um logo que respeita todos os processos citados acima e que te diferencie da concorrência sem ferir o Estatuto do Advogado, as normas da OAB e que vá de encontro com os seus interesses, fale comigo, Marta Giove e com a minha equipe. O Grupo DPG te ajudará a alavancar seu escritório de advocacia com nossas técnicas e conhecimento de Marketing Jurídico!
Siga-nos no Facebook: @GrupoDPG.Digital
Muito sucesso e até breve.